Friday, August 31, 2007

(Pseudo)Ciência Jornalística

Há já muito tempo, que constatei que os jornais generalístas de maior tiragem deste país (e os outros também) fazem artigos sobre ciência que são apenas a constatação de factos ou relatos absolutamente superficiais de um ou outro fenómeno/descoberta mais espectacular. Na verdade raramente descobertas científicas relevantes aparecem neste tipo de jornais. Por outro lado a descoberta de água em Marte (acontece uma vez por semana) e a descoberta para a cura do cancro e da SIDA (acontece todos os dias), são tratados de forma exaustiva!
Poucas vezes, nestes jornais encontrei um assunto tratado por alguém cuja arte da divulgação científica seja reconhecida. Em geral as noticias são todas iguais, não passam de um copy-paste traduzido, que dá a volta ao mundo de jornal em jornal, de agência noticiosa em agência noticiosa, não havendo o mínimo de esforço para enquadrar o artigo no contexto socio-cultural do leitor e em muitos casos para o traduzir correctamente.
Não é de admirar portanto que ninguém se interesse por ciência pois aquilo a que os mass media chamam de ciência de facto não é ciência!
A ciência baseia-se no porquê, e não na mera observação passiva dos fenómenos. Um artigo num jornal generalista, quando bem feito pode conter ciência, intelegível por todos e acima de tudo ser cativante e motivar as pessoas para o conhecimento científico.
FACTOS CONCRETOS
Ex. www.Google.pt
Cliquem nas Notícias
Se repararem no lado esquerdo existe um menu, cliquem no campo Ciência:
1ª Notícia científica: Exposição bio-bibliográfica «Trajectórias», sobre o Comandante Sarmento de Beires
2ª Notícia científica: Mais polícias municipais discutidos quarta-feira
3ª Notícia cientifica: Steve Jobs bate com a portana cada da NBC
4ª Notícia cientifica: NASA detecta água em sistema planetário em formação
Ah! finalmente uma notícia com contéudo cientifico!!! NASA, planetas e água...combinação perfeita...ou não.Vejamos, a noticia é do PUBLICO e se se derem ao trabalho de a ler verão que não tem grande interesse para além das siglas estranhas que os jornalistas gostam de usar para adornar as suas colunas cientificas e poderem dar um certo ar de erudição. Se lerem ainda com mais cuidado verão que não há uma única pista de como se detectou água nesse sistema planetário...!!!
A ciência em Portugal precisa de se livrar do tratamente de que é alvo nos mass media. Essa é uma responsabilidade que acima de tudo os cientistas têm que tomar como sua.

Saturday, August 04, 2007

LUX AETERNA


György Sándor Ligeti (1923–2006). Quando me cruzei com a obra de György Ligeti (GL), já lá vão uns anos, a minha perspectiva da música ganhou uma dimensão extra. Foi um ponto de viragem nas minhas concepções musicais, que até então estavam enraizadas nos métodos clássicos de composição e interpretação. Foi a minha porta de entrada para o fantástico mundo da ''música contemporânea''.
A minha fascinação pela obra de GL é ainda hoje imensa, e não diminuiu em nada à medida que fui, naturalmente, conhecendo outros compositores e à medida que o meu entendimento da música contemporânea se tornou maior. Uma das facetas que me seduz é o facto de ele não ter sido um apóstata da musica classica, mas ter construído uma obra bem assente sobre as estruturas clássicas, mas ter criado uma obra musicalmente radical e sem dúvida alguma ter encontrado uma outra via nos já superexplorados métodos tradicionais de interpretação e composição. O fascinio por GL, tornou-se lendário na pessoa de Stanley Kubrick, que a partir de determinado momento incluiu inúmeras obras nos seus filmes, tornando-se assim, um dos seus maiores divulgadores. Veja-se por exemplo ''2001 odisseia no espaço'' que conta com uma série de momentos musicais das obras de GL, em tal simbiose que muitas vezes chego a pensar se parte do filme não terá sido criado para a música.

Obras que destaco:
-Requiem for Soprano, Mezzo-Soprano, 2 Mixed Choirs & Orchestra
-Le grand macabre (ópera)
-Apparitions
-Atmosphères
-Lux Aeterna
Deixo aqui um link para uma interpretação fantástica do '' estudo nº13, Devil's staircase''.