Friday, August 31, 2007

(Pseudo)Ciência Jornalística

Há já muito tempo, que constatei que os jornais generalístas de maior tiragem deste país (e os outros também) fazem artigos sobre ciência que são apenas a constatação de factos ou relatos absolutamente superficiais de um ou outro fenómeno/descoberta mais espectacular. Na verdade raramente descobertas científicas relevantes aparecem neste tipo de jornais. Por outro lado a descoberta de água em Marte (acontece uma vez por semana) e a descoberta para a cura do cancro e da SIDA (acontece todos os dias), são tratados de forma exaustiva!
Poucas vezes, nestes jornais encontrei um assunto tratado por alguém cuja arte da divulgação científica seja reconhecida. Em geral as noticias são todas iguais, não passam de um copy-paste traduzido, que dá a volta ao mundo de jornal em jornal, de agência noticiosa em agência noticiosa, não havendo o mínimo de esforço para enquadrar o artigo no contexto socio-cultural do leitor e em muitos casos para o traduzir correctamente.
Não é de admirar portanto que ninguém se interesse por ciência pois aquilo a que os mass media chamam de ciência de facto não é ciência!
A ciência baseia-se no porquê, e não na mera observação passiva dos fenómenos. Um artigo num jornal generalista, quando bem feito pode conter ciência, intelegível por todos e acima de tudo ser cativante e motivar as pessoas para o conhecimento científico.
FACTOS CONCRETOS
Ex. www.Google.pt
Cliquem nas Notícias
Se repararem no lado esquerdo existe um menu, cliquem no campo Ciência:
1ª Notícia científica: Exposição bio-bibliográfica «Trajectórias», sobre o Comandante Sarmento de Beires
2ª Notícia científica: Mais polícias municipais discutidos quarta-feira
3ª Notícia cientifica: Steve Jobs bate com a portana cada da NBC
4ª Notícia cientifica: NASA detecta água em sistema planetário em formação
Ah! finalmente uma notícia com contéudo cientifico!!! NASA, planetas e água...combinação perfeita...ou não.Vejamos, a noticia é do PUBLICO e se se derem ao trabalho de a ler verão que não tem grande interesse para além das siglas estranhas que os jornalistas gostam de usar para adornar as suas colunas cientificas e poderem dar um certo ar de erudição. Se lerem ainda com mais cuidado verão que não há uma única pista de como se detectou água nesse sistema planetário...!!!
A ciência em Portugal precisa de se livrar do tratamente de que é alvo nos mass media. Essa é uma responsabilidade que acima de tudo os cientistas têm que tomar como sua.

3 Comments:

Blogger Divinius said...

ÁGUA EXISTE É NA CABEÇA DE MUITA GENTE!...

Abraço.

12:57 AM  
Blogger Black Rider said...

:)

3:29 PM  
Blogger Camarelli said...

Alô!
Felizmente vai havendo excepções, como documenta a seguinte notícia, que pela técnica usada deve ser do teu interesse:

Arqueólogos descobrem objectos com 300 mil anos e fogueira com 24 mil anos

1 abraço

3:59 PM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home